quinta-feira, 28 de julho de 2011

Quem é o pedófilo?



De repente a pedofilia se tornou o assunto do momento. A grande causa política.

Mas ninguém divulgou quem é este pedófilo, como age, e o que de fato faz.

A pedofilia é entendida como uma perversão sexual onde um indivíduo é atraído sexualmente por crianças, ou seja, indivíduos que estão em uma fase pré-púbere.

Mas porque esta perversão veio a tona da maneira como ocupa a vida nos canais de mídia do país?

A coisa começou a cair na mídia por causa de denúncias sobre sites que continham material pornográfico ou sensual de menores de idade. Bom, este é um crime que deve ser denunciado, mas no caso, ainda não chegamos perto da realidade da pedofilia em nosso país.

Em nosso país especificamente, uma certa marcha contra a pedofilia foi empreendida por políticos ligados a igrejas, sobretudo por Magno Malta. O tema veio junto de um discurso de defesa da família.

Então temos que coordenar alguns dados. Pois que o movimento contra a pedofilia não teria sentido se fosse um movimento contra uma perversão, que é um problema psicológico. Tratou na verdade de uma campanha contra crimes de abuso de menores praticados por indivíduos pedófilos.

Muito bem, acontece que, segundo estudos, apenas 10% dos crimes sexuais praticados contra menores de idade são praticados por pedófilos. Isto é explicado pelo fato da pedofilia ser um disturbio que faz com que o indivíduo se sinta atraído sexualmente, e não necessariamente atraído a cometer um ato que sabe ser criminoso.

Então, porque atacar 10% do problema ao invez dos 90% ou mesmo 100% do problema? Parece complicada a história não é? Quem afinal são estes 90%

Bom, a realidade das pesquisas, das manchetes de jornal e dos especialistas que lidam com o caso é a seguinte: Pais, tios e familiares próximos são os maiores criminosos. São heterosexuais, e não-pedófilos. O que não descarta um porcentual relevante de homossexuais também, mas não são maioria de modo algum.

No nosso país podemos pensar nesta relação de abuso não a partir da pedofilia, mas, mais facilmente entre relações de poder; familiar, do trabalho e de autoridade legal. Pessoas em condição superior que obtem prazer em qualquer tipo de humilhação.

Huuum, interessante como isto parece uma coisa muito mais habitual em nosso país da Casa Grande e senzala não?

Daí temos, padres, professores, políticos, parente, pastores e etc, etc... sempre em uma relação de diferença de poder econômico, moral ou legal.


Mas porque ainda o pedófilo então?


Me parece que um dos motivos está no emblema, a palavra parece fácil de portar, é como se o inimigo fosse detectável - um pedófilo - mas em realidade não pode, ele é potencialmente qualquer homem ou mulher ocidental, convivendo e assumindo para si as realidades de colonialismo que convivemos sob várias esferas.

Mas além de falso o jargão do pedófilo, pois não é a ele que devemos a maioria dos crimes, todo jargão é também perigoso em uma sociedade que se organiza por disputas humilhantes de poder.


Se o pedófilo virou o judas da família brasileiro, quando que na verdade a própria família brasileira era a criminosa nesta história, o uso indiscriminado e estigmatizado do termo gerou um mal muito maior, que foi a vinculação por parte de parlamentares ligados a igrejas evangélicas do termo pedófilo com a homossexualidade.


Então, se me perguntam o que é a pedofilia só posso responder o seguinte:

É um disturbio sexual que acomete uma parte da população, e que em menos de 1% dos casos resulta em crimes e abusos. E atualmente no Brasil é usado como slogan religioso, bode espiatório, para manipulação da opinião pública.


No fim das contas além dos homossexuais não serem pedófilos, nem os próprios pedófilos são isto a que estão a chamar de pedófilos.




Nenhum comentário: