sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Maturidade


Uma vez Calvin, aquele garoto amigo do Haroldo (Hobbes), pensou, ao ler o seguinte termo;

"filmes adultos".

Seriam estes, filmes que tratam de assuntos como as responsabilidades, os grandes feitos, e coisas que apenas adultos teriam capacidade?


Esta tirinha em específico assinala dois grandes marcos de nosso tempo.

1) A maturidade não é um valor

2) As crianças perceberam isto


A Disney, recém compradora da Marvel, estúdio de quadrinhos também, não compartilham da mesma sensibilidade de Bill Watterson. E lançam uma campanha que pede que donos de lojas rasguem 50 capas de revistas da DC (principal concorrente), para ganharem uma edição especial e rara.

Não pude pensar em outra coisa senão na grande queima de livros do regime Nazista. Uma convocatória a queimar tudo aquilo que acenava contra a nova ordem estabelecida. Tanto a nova ordem estabelecida quanto o proposto para mantê-la coincidem, violência.

Violência agora se impõe até na compra de uma mera revista em quadrinho.

Mas as revistas outras já a praticavam, a Veja vem aplicando outro tipo de violência, mas esta é para "leitores adultos" que sabem bem o que fazem. A Marvel insere violência naqueles que ainda mal a sabem.


O que seus personagens têm a dizer?


Capitão América x Homem Aranha (O herói do império e o herói do cotidiano)
X-Men x Hulk (O herói da diplomacia e o herói da fúria)



Personagens aparentemente opostos, temas aparentemente opostos. A Marvel estaria tentando nos mostrar um mundo de conciliações. Mas tal acordo pesaria para qual dos polos?

O cotidiano do Aranha teria o poder de espantar o poder do América, ou aranha é apenas um cidadão anônimo, sob os cuidados deste herói maior?

A difícil tarefa de Charles Xavier, conciliar a diferença, ao fim, não chega sempre tarde de mais para corrigir os atos de uns Hulks, o único modo de agir efetivo que se propaga neste mundo, apenas uma força descontrolada adquirindo poder?

Rasgar 50 capas de revista, hoje, é como rasgar 50 livros. A balança parece clara, o que a Disney e a Marvel defendem é um modelo maior que seus pequenos personagens, e parecido com seus grandes personagens, e pedem a cada revendedor de revistas que se aliem em um gesto violento.


Quem são os personagens a que atacam, quem são os inimigos DC?


. Orquídea Negra
. Watchman
. Batman
. Monstro do Pântano
. Sandman


Aqui não se vêem apenas personagens, mas personalidades. Aprofundamento das histórias, evolução e qualidade artística dos desenhos.

O que venha ser esta guerra declarada da Disney e Marvel, me parece similar à guerra que os "filmes adultos" fazem contra a própria idéia do envelhecimento, de maturidade. A mesma guerra de sistemas políticos ditatoriais que insistem em infantilizar as pessoas tornando-as dependentes de um pulso forte. Contudo, suas cores são sempre evidentemente fracas e chapadas.

Não podemos mais deixar que estes filmes se repitam.

Perseguição de qualquer minoria que seja: homossexuais, negros, ateus, praticantes de religiões afro-brasileiras, marxistas, esquerdistas, comunistas, anarquistas, feministas, mulheres, pensadores, mendigos, orientais, gordos, nordestinos, árabes, judeus, africanos, sul-americanos, mães solteiras, artistas, ruivos, estrangeiros, índios, ciganos, brasileiros...

A lista em conjunto representaria uma maioria, mas sob um ângulo qualquer de repente alguns se reúnem e literalmente se "incluem fora".

Tivemos que falar de quadrinhos para falar de maturidade, mas assim são as coisas, livros defendendo o indefensável sendo publicados, e personagens in-críveis, mostrando o que é amadurecer.

Watchman parece ser um livro do mesmo peso que Ética a Nicômaco de Aristóteles.



Nenhum comentário: