sexta-feira, 18 de julho de 2008

O contrário e vice-versa.

As hortalícias, os legumes, as frutas.  O cultivo é uma novidade, mas os vegetais não. A atual cultura é uma novidade, mas o Homem não.

Cultivar o alimento é uma prática recente antropologicamente falando, para os moradores das grandes cidades antropologicamente falando, o cultivo do alimento é quase uma abstração.

O trabalho consiste em apropriar-se dos meios de reprodução de um vegetal, por exemplo, da brotação da banana, e dispor esta espécie em um terreno próximo e prático para abastecer os homens, tecnicas são descobertas, rotação de cultura e etc. Produz-se muito com isto, e pode-se viver muito bem , e ficar bastante fortinho!

Mas quem não produz paga pelo alimento, então ele tem um preço!  Ok!

Mas estas técnicas passaram a ser fruto de uma comunidade de estudos, científicos, e os adubos não são mais adubos, e mesmo os produtos não são mais produtos, são ingredientes de outros produtos feitos também cientificamente!

A comida é a lasanha, o molho é um ingrediente da lasanha, o molho por sua vez é composto por vários alimentos: Tomate, açúcar, sal, acidulante e ácido cítrico.

O vegetal, coitado, vale pouco agora, porque ele é apenas parte de uma lasanha pronta, ou seja, não é mais o nosso alimento, é inclusive uma parcela pequena, e tecnicamente mais simples do que o acidulante por exemplo. Mas tudo bem... antes comíamos apenas o que encontrávamos no caminho, estas coisas mudam mesmo.

A comida pronta é portanto mais cara do que seus ingredientes, o quilo do pão de queijo é mais caro de que a soma do kilo de todos os produtos utilizados.

A plantação também mudou, produtos que garantem maior produtividade são aplicados... até um ponto onde fica mais saudável comer uma lasanha congelada do que comer um tomate comprado na feira, agrotóxicos, trangênico e etc. Neste ponto percebe-se certas incoerências no processo, afinal, estamos cheios de comida no mundo, mas ela não é tão própria para a alimentação humana, ou muito gordurosa, ou muito sintética, ou cancerígena...

Temos agora o cultivo orgânico, uma "novidade" !?! Não se usa produtos sintéticos, por sua vez os produtos ficam saudáveis e gostosos, retira-se toda aquela engrenagem das lavouras e retorna-se a um cultivo mais primitivo, natural, em média 30% mais caro.

Me pergunto... inventamos o fogo para nos privarmos da noite?                             

                                            ...ou para cobrarmos mais caro por ela? 

Nenhum comentário: